PINTEREST

terça-feira, 15 de março de 2016

13 de março de 1964

Kitty Genovese foi morta brutalmente neste dia sob os olhares de mais de trinta de seus vizinhos. Ninguém chamou a polícia. O ataque durou mais de quarenta minutos e todos apenas olharam. Este crime mudou o mundo. Foram escritos inúmeros livros, foram feitas Histórias em quadrinhos e filmes. era 3:15 h da madrugada.
38 pessoas ouviram os gritos e assistiram ao assassinato desta mulher e nada fizeram além de olhar. Este fato, esta desumanidade, levou dois psicólogos a terem a sacada do "problema do espectador" (Bibb Latane e John Darley) e o que eles concluiram foi o seguinte:

Quando estão sozinhas, as pessoas consideram sua linha de pensamento como unicamente racional, e então elas tomam decisões mais facilmente. Mas, quando estão em grupo, a responsabilidade de agir fica mais confusa (supõe-se que o outro irá tomar uma decisão, ou que o problema não é real).
O que os psicólogos argumentaram no caso de Kitty Genovese é o seguinte: o importante não é o fato de ninguém ter agido quando 38 pessoas ouviram os gritos de Kitty, mas sim o fato de que ninguém agiu porque 38 pessoas a escutaram gritar.
Se houvesse apenas 1 pessoa como testemunha, talvez Kitty ainda estivesse viva. Mas como 38 assistiram, sua morte virou um espetáculo.

imagens de autores desconhecidos (para mim) copiadas da net. Se alguém souber, favor informar...

Eu ainda pergunto: e se fosse hoje?