PINTEREST

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Catedral da Sé

O aniversário de São Paulo se aproxima. 458 aninhos. Um passeio legal de se fazer é a visita ao Pateo do Colégio (local da fundação da Cidade) no qual se pode ver uma maquete dos tempos da fundação. Outro passeio é a visita da Catedral, afinal é em frente dela que fica o Marco Zero da cidade de São Paulo. O pequeno monumento de mármore em forma hexagonal, construído em 1934, traz um mapa das estradas que partem de São Paulo com destino a outros estados. Cada um dos seus lados representa simbolicamente outro estado brasileiro: o Paraná (araucária), Mato Grosso (vestimenta dos Bandeirantes), Santos (navio), Rio de Janeiro (Pão de Açúcar e suas bananeiras), Minas Gerais (materiais de mineração profunda) e Goiás (bateia, material de mineração de superfície).
A Catedral teve o início de suas obras no ano de 1913 e a primeira inauguração em 1954 sem as duas torres. Depois de muita obra, reforma e resistência à ditadura, a Catedral foi reaberta em 2002 e está super hiper duper. Vai lá fazer uma visita. Afinal, não é qualquer Catedral que possui em sua Cripta os restos do Padre Bartolomeu de Gusmão. Sim, o cara do Balão ou aerostato, se preferir. 
Um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, a catedral tem missas diárias e visitas monitoradas aos domingos, das 12h às 13h.