PINTEREST

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Acordo de cavalheiros

Acordo de cavalheiros é o que se convencionou chamar de acordo informal entre duas ou mais partes. É típicamente oral, apesar de poder ser por escrito e muitas vezes apenas subentendido como uma convenção não verbalizada de mútuo benefício como na etiqueta e comportamento social. A essência do "acordo de cavalheiros", no entanto, está em que sua consecução depende da honra dos participantes. Portanto, não pode ser forçada sua execução, como nos contratos por exemplo. 
Feita esta pequena introdução, recomendo que assistam o filme "Gentlemens Agreement" com Gregory Peck e Dorothy McGuire de 1947, vencedor de três Oscar e que no Brasil se chamou "A Luz é para todos". O filme trata específicamente de anti-semitismo, mas é uma verdadeira lição acerca das várias formas de preconceito e suas manifestações, sua crueldade e covardia. Vale, perto do final, um discurso feito pela mãe do protagonista vivido por Peck de como ela gostaria de ver o mundo para as próximas gerações. Interessante ver como o cinema americano se esforçou, ao final da segunda grande guerra, em combater as atrocidades recém descobertas nos campos de concentração.
Mas, mesmo passados mais de sessenta anos do filme, vê-se que a temática é atual e, principalmente, no Brasil onde os preconceitos são bem guardados e externados sem palavras explícitas.

Nenhum comentário: