PINTEREST

quarta-feira, 13 de julho de 2011

"Um país se faz com homens e livros"

Frase célebre de Monteiro Lobato. Sempre ele, o visionário do Vale do Paraíba. Nascido em Taubaté, tratou de se indispor com o mundo, se necessário fosse, para propagar as idéias nas quais acreditava. E a necessidade de espalhar cultura e informação era uma delas. Imaginem Monteiro Lobato com a Intenet na mão. Inimaginável... Mas, neste vasto mundo de Deus, muita gente passou a acreditar nas idéias deste homem de Taubaté. José Bento fez escola. Em 2010 um jovem Juiz da cidade de Presidente Venceslau, Dr. Silas Silva Santos, decidiu aplicar a doação de livros no lugar das cestas básicas em casos de crimes leves (porte de droga e lesões corporais, p. ex.) De acordo com ele, em um ano, foram doados mil livros a 16 escolas. Um Procurador Federal da cidade de São Carlos, Dr. Ronaldo Ruffo Bartolomazi, resolveu seguir com a idéia e desenvolveu uma parceria com a Secretaria de Educação daquele Município. Até agora 80 livros já foram doados. A Secretaria elabora uma lista de livros e o doador efetua a compra nas livrarias e faz a entrega. Genial não?! 
Uma vez eu ví um video em que o escritor Ferréz, nome literário de Reginaldo Ferreira da Silva, fazia um alerta pela ausência de livros na Cêsta Básica. Nós encampamos a idéia e criamos um selo que está à disposição aqui no Blog (para qualquer pessoa que queira divulgá-lo). Entendemos que esta é mais uma boa oportunidade para colocá-lo em evidência e ele ilustra a presente postagem. 
Existe também uma outra forma de achar isso tudo muito legal. Faça doações. Doe livros usados, doe livros escolares de seus filhos e sobrinhos. Adquira um livro por mês e vá doar à Biblioteca de sua escola (Pública é claro) ou àquela do seu bairro, Igreja, clube comunitário. Quotize-se com os amigos e crie um clube do livro aonde cada membro compra um e todos lêm (assim você compra um livro e lê vários). É tão fácil... 
Eu sei, eu sei... na tela do computador é mais fácil, brilha mais, o colorido isso e aquilo... é interessante etc e tal. Mas pense comigo, 73% dos brasileiros não têm acesso... Pô, colabora ai, não custa nada fazer um país melhor. Ou vai esperar esta turma, que se diz Govêrno, fazer alguma coisa? Já viu do que eles são capazes, não é? Então, tá esperando o quê?

 
PS: Enquanto isso, a Rede Record vai batendo firme no Sr. Ricardo Teixeira...