PINTEREST

terça-feira, 7 de junho de 2011

"5 x Favela - Agora Por Nós Mesmos" e "Um lugar ao sol"

Taí um filme produzido por Cacá Diegues e Renata de Almeida Magalhães, que TODOS deveriam ver. Alguém, com muita propriedade, disse "conhece-te a ti mesmo" e é isso que todos deveriam fazer. Nesse caso como sociedade, como brasileiro, um ser político e social. Não é propaganda fácil, filme piégas, nem refaz o original de 1962 -  "5 x Favela" , obra do catequizador Centro Popular de Cultura (por isso o "agora por nós mesmos"). Sobre esse filme, Plínio Fraga escreveu na FOLHA:
"Um filme passado em favela no qual aguarda-se uma hora até que seja ouvido um tiro; "5 x Favela - Agora por Nós Mesmos" é uma obra múltipla do nome à produção --fruto de trabalho coletivo de mais de duas centenas de moradores de favelas do Rio. É múltiplo porque escrito por oficinas de roteiro em comunidades carentes, mas principalmente por expor personagens a facetas variadas, na contramão do mercado, do senso comum e da divisão social estabelecida".
E ai, ai tem aquele "povo" que reclama que “o cinema brasileiro só mostra favela, miséria, e mulher pelada”? Pois bem. Para provar que esta ladainha não tem sentido, o diretor Gabriel Mascaro coloca nas telas um pedaço da classe dominante no filme "Um lugar ao sol", no qual retrata o seleto universo dos moradores de coberturas de prédios "classe A" das cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Nada a ver com o excelente "Edifíco Master" do Eduardo Coutinho", mas isto fica para uma outra vez.