PINTEREST

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

II Congresso Nacional do Cangaço CEP/UFCG


O II Congresso Nacional do Cangaço e a III Semana Regional de História do CFP/UFCG terão como tema: NORDESTES E NORDESTINIDADES: histórias, representações e religiosidades. Os eventos serão conjuntos e configuram-se como uma oportunidade singular e inovadora que busca promover a discussão em torno das questões que envolvem todo o processo de construção das representações sobre o Nordeste, dentre elas a sua religiosidade, sua vinculação com o cangaço, suas manifestações culturais, suas identidades, enfim, sua própria historicidade.

A Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC, desde sua fundação em 13 de junho de 1993, vem ampliando sua atuação e buscando novos parceiros. Este ano ao firmar parceria com a Unidade Acadêmica de Ciências Sociais, do Centro de Formação de Professores (UFCG) em Cajazeiras, busca ampliar as suas fronteiras de atuação, pois entende tratar-se de um momento ímpar que se renova periodicamente com a finalidade de promover o diálogo entre historiadores e pesquisadores de outras áreas de conhecimento. A participação de estudiosos dos assuntos relativos ao Nordeste provenientes dos mais diversos estados brasileiros provoca a profícua articulação das discussões sobre novas temáticas, abordagens, objetos de pesquisa, metodologias de pesquisa e ensino, teorias e práticas do fazer historiográfico local, regional e nacional com o que está sendo discutido em outros espaços do país e do mundo em relação ao cangaço e a outras temáticas relacionadas à região e a seus habitantes.

Pode-se afirmar que o II Congresso Nacional do Cangaço e a III Semana Regional de História do CFP/UFCG representam a oportunidade do conhecimento historiográfico ganhar novo fôlego, acolher novos desafios, analisar os novos limites e os diálogos interdisciplinares, fazer-se mais atuante na sociedade e aproximar o tema da realidade vivida entre os docentes do ensino fundamental e médio, com o fim de melhorar e democratizar as discussões, bem como o acesso e a construção da história.

Diante da responsabilidade com o conhecimento histórico e a necessidade da aproximação entre a pesquisa, extensão e o ensino da História em suas particularidades é que o II Congresso Nacional do Cangaço e a III Semana Regional de História do CFP/UFCG configuram-se num centro irradiador desses diálogos, algo de extrema relevância para o desenvolvimento coletivo do projeto de produção do conhecimento na Universidade e da sua atuação na sociedade. Para tanto, as atividades desenvolvidas buscarão aprofundar tais diálogos através de conferências, exposições, minicursos, oficinas, grupos de trabalho, mesas de debates e encontros

Quaisquer dúvidas entre em contato pelo e-mail: duvidas.cangaco@gmail.com

Nenhum comentário: