PINTEREST

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dia do Escritor

No Brasil? Sim... graças à Jorge Amado e João Peregrino Jr. Coisas da década de sessenta, como muitas outras, outras tantas e tantas outras. Costumo dizer que, se pretende ouvir sobre a década de sessenta, é melhor "se sentar", pois em pé cansa. (ou seria sessentar?) Sessentemos então... 
A questão é deveras interessante. Dizem que nós brasileiros lemos pouco, publicamos menos ainda e, se bobear, nem sabemos do que se trata. Claro... quando algum professor bem intencionado e mal pago, resolve trazer literatura para a sala de aula, pobre alma, manda ler "Clarissa" de Érico Veríssimo ou, vá lá, algo de Machado. Meu amigo: isso não se faz. Com tanta coisa mais palatável solta por ai... não faz sentido afastar o jovem leitor com vocabulário e construções literárias de "alto" nível. Meu Deus! Não me interprete mal: não sou contra Machado ou Érico (quem sou eu?), mas é que se você quer viciar alguém na doce arte de se fazer acompanhar por um bom livro... até me arrepiei... tem de ser cativante, alegre e bater a campainha do prazer. O jovem tem de querer a próxima página como quem precisa de oxigênio para viver. 
O jovem lê muito, páginas e páginas diáriamente. Ou você pensa que na internet não precisa saber ler? E tem mais, a maioria acaba que aprende outra lingua por conta disso. O problema é a qualidade. Portanto, senhores professores... por favor, por obrigação, por caridade até... vamos lá: hoje tem aula de leitura!
Dia do Escritor, e neste dia, Deus me deu um presente: pude ouvir, de viva voz, algumas das histórias do escritor Franklin Jorge (www.osantoficio.com)  e que, passada a meia-noite, me deu um papel com seus endereços eletrônicos. Na vida, estas oportunidades são poucas. Obrigado Franklin. Obrigado Socorrinha, por ter-nos apresentado.


PS: na imagem, uma das maravilhas da terra potiguar, o Pico do Cabugi. Porquê? Só por ser dia do escritor, preferes a óbvia imagem de um livro? Você preferia mesmo ver um livro? Oras... compre um!

Nenhum comentário: