PINTEREST

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CIDADE DE SÃO PAULO E O ANO DA BIODIVERSIDADE

A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade no mundo.
Os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade 2010 são:
- Aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a comunidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes.
- Aumentar a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de todos.
- Incentivar os povos, organizações e governos a tomarem medidas imediatas necessárias à defesa da perda da biodiversidade.
- Promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças que se abatem sobre a biodiversidade.
- Estabelecer um diálogo entre os participantes sobre as medidas a serem adotadas após o ano de 2010, garantindo a continuidade segura dos programas desenvolvidos.
Nos mesmos moldes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), realizada em dezembro de 2009 na Dinamarca, haverá uma COP da Biodiversidade, marcada para outubro de 2010 na cidade japonesa de Nagoya, a fim de avaliar resultados das ações assumidas em 2002 pela Conferência das Partes da Convenção sobre a Diversidade Biológica - órgão da ONU - para preservação da biodiversidade.
A cidade de São Paulo, através da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, desenvolve ações e programas no sentido de salvaguardar sua biodiversidade e aumentar a consciência pública sobre esse importante patrimônio natural. Neste sentido, foi criado o selo Cidade de São Paulo no ano da Biodiversidade.
São Paulo é uma das 21 cidades do mundo que participa do Projeto LAB (Local Action for Biodiversity), de iniciativa do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) e que tem como objetivo desenvolver iniciativas para a conservação, administração e utilização da biodiversidade urbana, levando em consideração questões como a pobreza e o desenvolvimento sustentável.

+ INFO:
 http://biodiversidade.prefeitura.sp.gov.br/FormsPublic/p01Biodiversidade.aspx