PINTEREST

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

11 de agosto

Well, well, well... Dia do advogado blá, blá, blá. Todos sabemos o motivo de ser o dia onze de agosto o dia do advogado. Até o Centro Acadêmico sabe, afinal muitas vezes tem este nome. O que as pessoas não sabem é da nobreza e dignidade da profissão. Profissão de Fé, abnegação, estudo e constante aperfeiçoamento. Pensam que basta uma gravata torta, de nó pronto e seda chinguilingui, mais um terno Ducal e pronto. Como se Shazan fosse, lá está: entre grades e propinas surge o herói que te livra das  outras autoridades, digo atrocidades. Nada disso. Para começar, são cinco anos de muito esforço, nada de moleza, alguns graus de miopia e um diploma que (a princípio) não serve para nada. Pense bem, você se esforça, estuda, chuta certo no vestibular, se mata de ler código, de colecionar "errata" (que Lei muda todo dia) e com isso consegue um Diploma que apenas te dá o direito de tentar fazer a prova da sua vida: OAB, Delegado (Estadual ou Federal), Juiz (idem), Promotor, Defensor Público etc e tal. É isso. No OAB, aonde se leva a coisa MUITO a sério, o indivíduo precisa realmente SABER os seus cinco anos de Faculdade. E tem mais, precisa saber se virar, atender o cliente, produzir a peça certa para o problema dado. Só depois disso o cidadão recebe uma carteirinha e pode estufar o peito, orgulhar-se, erguer a cabeça, olhar o horizonte e saber do dever cumprido, da sensação de cidadania. É tudo isso... só que vem com uma montanha de responsabilidade, perante a História da Advocacia, dos brasileiros ilustres e patriotas que já fizeram parte de suas fileiras, da defesa da Democracia e do Estado de Direito. Resumindo, antes de fazer Faculdade de Direito seu mundo é um retrato 3x4 em preto e branco. Após a Faculdade e o exame da OAB, você passa a enxergar um OUT-DOOR colorido. Bom onze de agosto a todos.

3 comentários:

Gladys Ferreira disse...

parabéns, moço, pelo seu dia!! rs

Sílc disse...

Equilíbrio é um símbolo lindo. Tem muito com a minha palavra favorita: Harmonia!
Parabéns pelo seu dia, Dr Tarde, que sejas um representante da OAB onde o nome condiz com uma Instituição tão importante para todos nós. Amém! Volto sempre. gostei da Postagem sobre Gullar.
com amor e carinho,
Sílvia
http://www.silviacostardi.com/

Anga Mazle disse...

Parabéns, você acaba de se tornar o seguidor número 1000 do Desinformação Seletiva! Isso lhe garante o direito de ser desinformado primeiro sobre tudo o que não acontece em nosso blog e no mundo.

Alem disso, o fato tem um valor simbólico que deve enchê-lo de orgulho. Afinal você chegou lá na hora certa, o que me parece um acontecimento muito especial para um blog que se intitula Tarde Demais.

Obrigada. Voltarei para conhecer melhor o seu espaço.

Um abraço