PINTEREST

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

CLASSIFICAÇÕES

Classificar, qualquer um classifica. Temos até a série "mil coisas que devemos ver, fazer e ouvir, antes de morrer". Temos a série "melhores isso e aquilo", além de "guias para leigos" e quetais. Muito que bem. Um determinado jornal de grande circulação da capital paulista, resolveu classificar com estrelinhas vermelhas os filmes de cinema para orientar seus leitores (acredito eu). Nesta terça (05/01) comprei a edição do dito jornal e enquanto almoçava escolhi dois filmes para ver. Um deles, já de há muito esperado (Sempre ao seu lado) e o outro por ter sido classificado com quatro estrelas e, também, por seu horário me servir (Contatos de 4º Grau).
"Sempre ao seu lado" é um filme que conta uma história verdadeira, acontecida no Japão no início do Século XX e no filme ambientada em pequeno subúrbio norte-americano (me perdoem os puristas, se o hífen foi mal empregado). Filme de amor, filme de amizade, filme digno desse nome e de alto valor enquanto entretendimento com aspecto educacional. Ensina a viver ensinando a amar com atuações de qualidade por parte dos atores e dos diversos cães empregados. Classificação do jornal: UMA estrela = ruim.
Já "Contatos de 4º Grau" é uma porcaria digna da lata de lixo. Pretendendo-se documentário, desfila a chatice, a mesmice e a falta de imaginação de forma entediante, contando para isso com atuações mediocres, para não desancar a produção por completo. Classificação do jornal: QUATRO estrelas = ótimo.
Restaurantes possuem classificação análoga, mas neste caso distribuída por pessoas idôneas, conhecidas de todos e que além de entenderem da matéria, só opinam sobre o que provaram e nunca de forma anônima, diga-se de passagem.
No caso deste jornal, nada se sabe sobre o personagem que escreve as sinopses e distribui as estrelas, uma vez que seu nome não pode ser encontrado na página em questão. Quem será o desavisado de gosto duvidoso que decide a distribuição destas estrelinhas? Aguardamos a apresentação com ansiedade.

Um comentário:

Gladys Ferreira disse...

Subscrevo tudo que este blogueiro disse a respeito dos filmes em questão!
"Sempre ao seu lado" pode até não ser um filme de primeira linha, mas daí a receber uma estrela, tenha dó! o filme é lindo!! já o outro, "Contatos de 4º grau" é ruim mesmo e destaco a mediocridade do roteiro.
Parabéns pelo olhar apurado!