PINTEREST

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

FINAL DE SEMANA ESPORTIVO

Empate heróico do Palmeiras (garantindo a permanência na ponta), Virada heróica do Fluminense (que não vai adiantar nada), Vitórias de Flamengo, São Paulo, Santo André e Atlético Mineiro, são os destaques do futebol. Destaque negativo para a eliminação dos garotos do Mundial sub-17, na pior campanha dos últimos 20 anos. Vitória de Vettel na Formula 1 garantindo o vice-campeonato. Estes carrinhos coloridos, agora, só em março de 2010 quando poderemos ver Rubinho na Williams... Agora o Brasil já tem confirmado três pilotos na Fórmula-1 no ano que vem. Além de Rubinho, na Williams, estão certos Felipe Massa, na Ferrari, e Bruno Senna, na Campos Racing (é mole, ou quer mais?). Não tivesse o Piquet se comportado como um lesado... teríamos 4.
.
IMAGEM: tela da Band (jogo de P. Prudente)

TUDO QUE NOS CERCA


Um filme simples, sem truques nem efeitos especiais, que mostra a vida como ela é. Interessante, até por ter sido filmado no Japão, mostrando japoneses em seu cotidiano familiar e laboral. Bom para variar e fugir da dominação do “american way of life”. Focado na família de um desenhista, mostra o desenrolar de diversos acontecimentos banais que talvez não dessem um bom filme. O trabalho de cada um, a depressão da esposa aflorando, a espera do primeiro filho, o amigo que oferece um emprego melhor, a garrafa térmica nova, a aranha dentro de casa, a chuva e o chá. Mas trata-se de uma lente lúcida, passando por rencontros e despedidas, descobertas e afirmações e que, em paralelo, nos apresenta a violência do mundo em fragmentos e flashes de um tribunal penal. Assim o filme nos situa no tempo e no espaço, mostra que a sociedade japonesa não é tão ascética e que a violência é um fenômeno mundial. E é violência banalizada, é o gás Sarin do metrô de Tokyo, assassinatos de crianças, crimes brutais contra escolares, é o câncer da mãe, a falência do irmão e a neurose da vizinha. No núcleo do filme porém, aprende-se a viver um com o outro, resiste-se, um ajudando o outro na busca de uma identidade comum, coisas de casal. Alguns elementos de cultura oriental podem passar em branco, afinal não temos os filtros apropriados para decifrá-los. Mas Hashiguchi Ryosuke dirige um filme sem fronteiras, cuja mensagem de amor e solidariedade é forte o suficiente para estar no centro de tudo que nos cerca.

8ª BIENAL DE ARQUITETURA


A temática central da oitava edição: “Ecos Urbanos” discutirá as grandes intervenções urbanas decorrentes da realização de mega eventos, como é o caso do Brasil, que irá sediar Copa do Mundo de 2014. ECOS traz os conceitos de Espacialidade, Conectividade, Originalidade e Sustentabilidade. Estes são os quatro pilares que deverão fundamentar as transformações urbanas contemporâneas. De 31 de outubro a 6 de dezembro de 2009, Pavilhão da Bienal - Parque do Ibirapuera. Terça a quinta-feira das 12h00 às 22h00. Sextas, sábados, domingos e feriados das 10h00 às 22h00. Acesso dos visitantes mediante ingresso ou convite.