PINTEREST

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

DIA DO IDOSO (1/10)

No dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas, data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.
As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.
Para envelhecer bem é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha uma alimentação saudável, participe de programas de integração social, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua idade, e atividades produtivas. No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que pretende garantir o respeito aos direitos do idoso. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos podem se encontrar eventualmente.
É preciso que sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida.
No Brasil, a comemoração é feita também no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, o pai da caridade, tendo sido adotada só a partir de 1999.
Dia do Idoso, Estatuto do Idoso, meia entrada, passe gratuito, grupos de terceira idade, melhor idade (?)... um monte de "coisa" que não tinha quando eu era jovem. Parece que podemos chamar isso de evolução, desenvolvimento ou respeito. MAS, como tudo tem um senão neste país... cadê a aposentadoria digna desse nome? CADÊ??

STINGRAY!

Olha... se tem alguém que é ALUCINADO por este seriado, este sou eu. Eu vi primeiro, eu vi mais vezes, eu tudo! Não tem pra mais ninguém e ponto. Estamos conversados. Aliás o BOX completo, com todos os episódios, já está a caminho... deem uma olhada:

IMAGENS: Amazon.com e "Tv a Lenha"