PINTEREST

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

DISTRITO 9


Pois muito que bem. Chegou a Ficção Científica do ano... não: da década! Filme inovador em diversos aspectos, inclusive por parecer reportagem. Às vezes filmado com câmeras digitais, outras como película, com grande tecnologia. Apesar de eu ter lido críticas de que este realismo (mexer muito a câmera combinado com cenas curtas) produz estética duvidosa e excludente, além de dor de cabeça. Mas não importa, trata-se do melhor conto sci-fi que eu já tive oportunidade de ler ou ver.

Aliens vêm à terra aparentemente sem possibilidade de retorno. Ficam pairando sobre Joanesburgo (África do Sul) até que são resgatados famintos e desnutridos para serem alojados em uma espécie de campo de refugiados. O campo rapidamente se transforma em algo parecido com uma favela, mostrando-nos uma estética parecida com aquela de Slumdog Millionaire. Os conflitos com a população local são inevitáveis e a transferência dos Aliens para um novo campo é decidida. O que vemos a seguir é a história desta tentativa de transferência, do homem que a chefiou e dos trogloditas que davam apoio. Por seu lado, os alienígenas tinham uma nave enterrada sob a favela e passaram 20 anos tentando coletar combustível para ela. Ao mesmo tempo uma gangue de nigerianos domina o tráfico na favela e cria os mais diversos problemas por conta disso.
 

Um dos méritos deste filme é a dificuldade de se imaginar o que vem em seguida, além do que, os alienígenas que parecem ser uma mistura de tudo-que-é-inseto-que-você-já-viu com uma lagosta, não são inverossímeis. No mais, é contar o filme, que certamente não é o nosso propósito. Mas posso garantir que, assim que possível, haverá uma cópia deste filme lá na prateleira de casa, com todos os extras de direito. Quem quiser saber mais pode acessar o site oficial da coisa ou ir direto para o cinema mais perto de sua casa. Talvez eu esteja por lá...

3 comentários:

Gláuber disse...

N li nem até o fim, porque tô doido pra ver! hehe

Jotinha Blog disse...

Só faltava esta! kkkk Boa matéria!

Novo agregador de links. Divulgue seu blog ou site!

http://migre.me/15z5L

Reuben disse...

Eu não achei o filme interessante. Se for pra fazer um filme estilo documentário, deviam ter caprichado mais, por exemplo, quando os aliens fazem o combustível na cabana, uma câmera os filma fazendo, mas não deveria mostrar isso já que era para aparecer um documentário, ela até treme como se um humano no filme estivesse filmando, mas não. Totalmente sem sentido. Alienígenas com tecnologia avançada, com alguns capazes de fabricar seu próprio combustível sendo reprimidos pelos humanos?! Acho que não. Enfim, não vou dar mais detalhes. Esse filme para mim deixou a desejar. Porem, cada um tem sua opinião. Assistam ao filme e tirem suas próprias conclusões.