PINTEREST

terça-feira, 25 de agosto de 2009

esquecer: JAMAIS!


A crise financeira, que também atinge a mídia, parece SER a causa desta nova vítima. A agência fotográfica francesa Gamma, fundada em 1966 e que ficou famosa documentando o levante estudantil de maio de 1968 em Paris e, posteriormente, a Guerra do Vietnã, anunciou no final de julho que sua sobrevivência está em risco. Alegam que a concorrência da Internet vem desafiando a mídia impressa tradicional ao fazer cair a circulação, de modo que os editores têm menos dinheiro para gastar com imagens de agências como a ELA. Some-se a isto a crise financeira internacional e a queda dos anunciantes da mídia impressa, e o cenário parece estar montado. APrendi desde cedo a admirar o trabalho dos fotógrafos da GAMMA, pois sempre que podia ia comprar a minha PHOTO lá na banca do aeroporto de Congonhas.
Mas o mundo muda, as coisas mudam e até Sebastião Salgado já se rende à tecnologia digital... (afinal, depois de 11/09 - "aquele" - os raios "x" - "aqueles" - estão destruindo as fotos dele nos aeroportos mundo a fora) Vai dai, vem daqui... as fábricas de filmes fotográficos estão fechando as portas... uma agência destas acaba virando história da mesma maneira que meu avô ou a locomotiva a vapor...
SENHORES, evoluir é imperioso. Sentir SAUDADE não é crime, PRESERVAR, TAMBÉM NÃO, mas manter vivo, ligado a aparelhos (o tal do entubado), não é coisa que eu apoio. ENSINEMOS HISTÓRIA, isso sim, uma prática louvável.
FONTE: REUTERS

Nenhum comentário: